Educação para o consumo

O PROCON Barretos, atua de forma contundente na prevenção a danos nas relações de consumo, assim, temos várias vertentes de atuação, para  de modo mais abrangente prevenir situações que possam prejudicar o Consumidor.
 
O Programa de Educação para o Consumo é realizado de forma direta, em palestras, divulgação de material educativo, orientação a empresas de suas obrigações perante o consumidor; e de forma indireta, em ações coletivas, na pesquisa de intenção e satisfação do consumidor, buscando um termômetro das partes envolvidas nos segmentos, chamando-as para rever comportamentos e ajustar condutas; buscando junto ao legislativo a elaboração de Leis que aumentem a proteção em situações específicas.
 
É um tema social que permite o exercício do cotidiano, objetivando uma mudança de atitude no comportamento do consumidor cidadão.
 
O Centro de Estudos e Pesquisas do PROCON Barretos, é o setor que acompanha as situações periódicas e sazonais de consumo. Sempre alerta, estuda os comportamentos, pesquisa e aponta possíveis caminhos para solução ou amenização dos conflitos locais.
 
Há estudos para uma possível implantação de um projeto educativo nas escolas em que o tema consumo seja inserido na grade curricular, pois entendemos que a Educação é a Arma mais Poderosa da Cidadania.