Operação Hortifrúti

 O Procon de Barretos, através do setor de Fiscalização realizou “Operação Hortifrúti”, nos dias 21/06 e 28/06, em 11 (onze) estabelecimentos comerciais do seguimento de Hortifrúti.

A ação teve como objetivo verificar a qualidade dos produtos vendido, prazo de validade, e precificação em todos os produtos, para garantir os direitos dos consumidores. 

Durante as visitas, os fiscais verificaram diversas irregularidades em 8 (oito) estabelecimento, sendo estes autuados durante a fiscalização por descumprimento ao Código de Defesa do Consumidor.

Os fiscais também encontraram produtos fora do prazo de validade, na qual foram prontamente recolhidos e descartados. Ressaltamos que tal pratica infringe o art. 18, §6º, inciso I, da Lei Federal nº. 8.078/1990 (CDC), por colocar no mercado de consumo produtos impróprios para o consumo, colocando em risco a saúde dos consumidores.

Os consumidores também têm um papel fundamental no trabalho de fiscalização, especificamente no ato de denunciar ou pedir esclarecimentos pelos canais de comunicação do Procon - Barretos, que são os números telefônicos (17) 3612-2810 e (17) 98220-0866.